Como escolher uma barraca para trilhas?

Como escolher uma barraca para trilhas?

A barraca é um dos principais equipamentos para quem pretende ir acampar com a família ou fazer uma trilha de dez dias na Patagônia. É um equipamento essencial para garantir a sua segurança e conforto térmico. Eu adoro fazer trilhas e acampar em lugares remotos, longe das cidades e dos problemas do dia a dia. Para mim, ter uma barraca é um investimento na minha qualidade de vida!

Escolher a barraca certa para usar em trilhas é uma tarefa complexa e não tem uma resposta fácil, depende muito do modo você pretende usar o equipamento e quanto você esta disposto a gastar. É um item caro e com muitas opções no mercado, e por isso é importante entender suas características e diferenças. Atualmente lá em casa temos 2 barracas, uma para acampar com a família nas férias e outra que uso nas minhas aventuras de montanha. São barracas totalmente diferentes: uma tem capacidade para 4 pessoas e pesa cerca de 5kg, já a outra é feita para duas pessoas e pesa somente 1.8kg

Características

As principais características de uma barraca são: tamanho, peso, estação do ano, versatilidade e preço. Para mim o peso é sem dúvida o fator mais importante a ser observado ao escolher uma barraca para trilhas e, pessoalmente, eu nunca levaria uma barraca que pesasse mais de 2,5kg – é muito pesada. Gosto de barracas leves e compactas que possam ser transportadas facilmente dentro do mochilão e que sejam fáceis de montar e desmontar. É lógico que o preço vai variar bastante, mas garanto que a economia nesse item pode sair caro lá na frente. A maioria dessas barracas mais em conta não tem nenhuma garantia e com pouco uso já começam a apresentar problemas.

Barracas ultra leves

De um tempo para cá surgiram as barracas ultra leves que utilizam bastões de caminhada (trekking poles) como sustentação e são feitas com materiais modernos e muito leves. Quem opta por esse tipo de barraca normalmente vai caminhar durante muito tempo e prefere economizar no peso ao invés de ter mais conforto e facilidade de uso. Um exemplo desse tipo de barraca seria a zpacks duplex que pesa somente 540 gramas e não utiliza estrutura com varetas, mas o preço é salgado, por volta de US$ 600.

Design e conforto

Entre as barracas convencionais, o design e a quantidade de “portas” pode variar bastante. Barracas com duas ou mais portas oferecem mais conforto, além de garantir um sono mais profundo para você e o seu companheiro de trilhas. Imagina você dormindo em uma barraca com uma única saída e toda vez que seu companheiro(a) levantar para ir ao banheiro ele precisa passar por cima de você.

Tamanho e estação do ano

Com relação ao tamanho da barraca eu normalmente recomendo barracas com espaço para duas pessoas. É o tamanho ideal para a maioria das minhas viagens e quando vamos em um número maior de pessoas tentamos pegar emprestado uma barraca maior ou levamos duas e distribuímos as partes pelo grupo. As barracas também são categorizadas pela resistência ao frio e a estação do ano. Aqui no Brasil não precisamos de barracas 4 estações, resistentes ao frio extremo e a neve. Já tive a oportunidade de acampar diversas vezes nas trilhas da Serra da Mantiqueira no inverno, onde a temperatura chega abaixo de zero, e não tivemos nenhum problema com uma barraca 3 estações. Mas é lógico que a qualidade de seu saco de dormir e isolante vão influenciar diretamente o seu conforto térmico.

Versatilidade

As nossas necessidades em relação a barraca podem variar bastante de acordo com a nossa localização. Dentro de uma mesma viagem podemos enfrentar uma noite muito chuvosa com ventos fortes e no outro dia céu limpo e estrelado com muito calor, onde somente uma proteção contra mosquitos é suficiente. A versatilidade no uso da barraca pode ser um fator importante em uma expedição de muitos dias.

conclusões

Caminhar entre montanhas, rios e cachoeiras sempre será maravilhoso, mas às vezes o mochilão nas costas esta tão pesado que tudo parece ser um perrengue. Reduzir o peso de seus equipamentos pode tornar a sua viagem muito mais agradável e sem dúvida a barraca é um dos principais vilões nesse quesito, ao lado da mochila e do saco de dormir.

Investir em uma barraca leve e que cumpra as funções que você deseja vai sair caro, mas o investimento se paga ao longo dos anos. Se você esta iniciando agora no montanhismo e esta pensando em comprar sua primeira barraca, talvez seja melhor iniciar com uma barraca com preço mais acessível.

As opções de compra aqui no Brasil ficam restritas aos modelos oferecidos nas lojas de aventura locais. Em minha pesquisa quando fui escolher a minha barraca fiz uma seleção com 2 modelos que na época não estavam disponíveis para compra por aqui e acabei trazendo de fora.

MSR HUBBA HUBBA NX
Foi a barraca que escolhi para ser minha companheira de trilhas. Essa barraca já ganhou diversos prêmios e é reconhecida internacionalmente como um padrão dentro do modelo de barracas para trilhas. Compacta e super leve (apenas 1.8kg), tem uma ótima versatilidade, já que acomoda 2 pessoas e tem dois acessos laterais, além de poder ser montada somente com a capa externa ou de forma completa em conjunto com a estrutura interna. A marca oferece garantia extensa e a qualidade dos materiais é impecável. O ponto negativo é o preço

BIG AGNES COPPER SPUR HV UL2
Barraca extremamente leve e fácil de usar. Assim como a MSR é uma barraca 3 estações e de uma marca renomada. O preço é mais salgado.

Para cima e avante!