Trilha da Pedra Grande em Atibaia

Trilha da Pedra Grande em Atibaia

Nessa última semana fui fazer a trilha da Pedra Grande em Atibaia, um passeio perto de São Paulo e muito fácil de fazer. Vale muito a pena para quem deseja fazer um treino de montanha ou apenas curtir o dia de caminhada. A cidade de Atibaia fica ao lado de São Paulo, cerca de 70 km, somente 1h de carro. O maciço tem cerca de 200 mil metros quadrados de área e 1.418 metros de altitude, com vista espetacular para o interior e cidades do entorno, como Piracaia, Nazaré Paulista, Bragança Paulista e São José dos Campos. Além da Pedra, a cidade de Atibaia oferece uma infraestrutura muito boa para quem quer também aproveitar para comer e se hospedar. Você vai encontrar todo tipo de restaurante e hospedagens para todos os bolsos.

No meu caso fui fazer um treino rápido de reconhecimento da trilha junto com meu irmão. Saímos de São Paulo em uma quarta-feira de manhã e em menos e 1h chegamos em Atibaia. O início da trilha fica dentro do condomínio Arco-íris e basta avisar na portaria que você pretende fazer a trilha que eles liberam a passagem. O ponto de estacionamento para a trilha fica no final do condomínio, lá no alto, e na portaria eles informam como chegar.

trilha pedra grande

Em diversos relatos encontrei a informação que existem três trilhas de acesso à Pedra Grande, com graus de dificuldade diferentes. Entretanto, encontrei somente um único caminho com pequenas bifurcações que se conectam. A trilha esta bem batida e muito fácil de acompanhar. Eu ainda levei o GPS com as coordenadas, o que tornou a navegação ainda mais fácil. Não sei dizer se as outras trilhas tem o início no mesmo ponto de partida, mas acredito que não. Pelo que vi na foto aérea da Pedra existem outras trilhas muito maiores que saem das extremidades do maciço.

Powered by Wikiloc

A trilha que eu fiz tem cerca de 5 km de distância, entre a ida e a volta para o estacionamento no condomínio Arco-íris. São 460 metros de elevação acumulada, o que torna o trecho bem inclinado e com muitos degraus. Quase todo o caminho é exposto, com sol na cabeça, e por isso é fundamental o uso de protetor solar e hidratação constante. No meio da subida passamos por uma bica d’água, mas CUIDADO, não tome essa água. Tanto eu como meu irmão tivemos problemas de contaminação.

trilha pedra grande

Já perto do final da trilha caminhamos pela crista da Pedra, com uma vista espetacular de Atibaia. É possível chegar de carro lá em cima, vindo de uma estrada que sai da parte de traz da Pedra, mas não tem a mesma graça. Durante os finais de semana você deve encontrar um batalhão de pessoas curtindo a vista e o pôr do sol. Tem também a turma que salta de Asa Delta e Parapente lá de cima, mas esse não é o meu esporte. Nós levamos cerca de 2:20hs para subir e descer a Pedra, em um ritmo forte, sem contar o tempo que ficamos lá em cima.

Link tracklog – wikloc

Para cima e avante!