Trilha da Pedra Grande em Atibaia

Trilha da Pedra Grande em Atibaia

Nessa última semana fui fazer a trilha da Pedra Grande em Atibaia, um passeio perto de São Paulo e muito fácil de fazer. Vale muito a pena para quem deseja fazer um treino de montanha ou apenas curtir o dia de caminhada. A cidade de Atibaia fica ao lado de São Paulo, cerca de 70 km, somente 1h de carro. O maciço tem cerca de 200 mil metros quadrados de área e 1.418 metros de altitude, com vista espetacular para o interior e cidades do entorno, como Piracaia, Nazaré Paulista, Bragança Paulista e São José dos Campos. Além da Pedra, a cidade de Atibaia oferece uma infraestrutura muito boa para quem quer também aproveitar para comer e se hospedar. Você vai encontrar todo tipo de restaurante e hospedagens para todos os bolsos.

No meu caso fui fazer um treino rápido de reconhecimento da trilha junto com meu irmão. Saímos de São Paulo em uma quarta-feira de manhã e em menos e 1h chegamos em Atibaia. O início da trilha fica dentro do condomínio Arco-íris e basta avisar na portaria que você pretende fazer a trilha que eles liberam a passagem. O ponto de estacionamento para a trilha fica no final do condomínio, lá no alto, e na portaria eles informam como chegar.

trilha pedra grande

Em diversos relatos encontrei a informação que existem três trilhas de acesso à Pedra Grande, com graus de dificuldade diferentes. Entretanto, encontrei somente um único caminho com pequenas bifurcações que se conectam. A trilha esta bem batida e muito fácil de acompanhar. Eu ainda levei o GPS com as coordenadas, o que tornou a navegação ainda mais fácil. Não sei dizer se as outras trilhas tem o início no mesmo ponto de partida, mas acredito que não. Pelo que vi na foto aérea da Pedra existem outras trilhas muito maiores que saem das extremidades do maciço.

Powered by Wikiloc

A trilha que eu fiz tem cerca de 5 km de distância, entre a ida e a volta para o estacionamento no condomínio Arco-íris. São 460 metros de elevação acumulada, o que torna o trecho bem inclinado e com muitos degraus. Quase todo o caminho é exposto, com sol na cabeça, e por isso é fundamental o uso de protetor solar e hidratação constante. No meio da subida passamos por uma bica d’água, mas CUIDADO, não tome essa água. Tanto eu como meu irmão tivemos problemas de contaminação.

trilha pedra grande

Já perto do final da trilha caminhamos pela crista da Pedra, com uma vista espetacular de Atibaia. É possível chegar de carro lá em cima, vindo de uma estrada que sai da parte de traz da Pedra, mas não tem a mesma graça. Durante os finais de semana você deve encontrar um batalhão de pessoas curtindo a vista e o pôr do sol. Tem também a turma que salta de Asa Delta e Parapente lá de cima, mas esse não é o meu esporte. Nós levamos cerca de 2:20hs para subir e descer a Pedra, em um ritmo forte, sem contar o tempo que ficamos lá em cima.

Link tracklog – wikloc

Para cima e avante!

 

6 thoughts on “Trilha da Pedra Grande em Atibaia

    1. Oi Fernanda! Sim, é possível fazer essa trilha com crianças, mas lembre que a elevação acumulada é grande. Subida o tempo todo até a Pedra. Acho que crianças acima de 6 anos conseguem, mas vão reclamar um bocado. Outra coisa, não beba a água da bica no meio do caminho. Tanto eu como meu irmão tivemos problemas depois. Abraços e boa subida!

  1. Bom dia pessoal
    Venho relatar a minha experiência traumática, ao fazer a trilha da pedra grande na cidade de Atibaia!
    Apesar de varias pesquisas pela internet, nos deparamos com uma trilha sem estrutura, sem segurança, com grande dificuldade de percurso, muitos buracos, chão irregular, mata fechada, e não bastasse tudo isso !
    Eu e minha amiga no retorno por volta das 16:00, fomos ataca por um maníaco que sai da mata antes de chegarmos à bica, faltava em média uma hora para sairmos da mata, foi desesperador, um rapaz de no máximo 35 anos, cor branco, rosto a mostra, touca preta, uma blusa de lã preta, da cintura para baixo nu, entrou na nossa frente se masturbando 😰 graças a Deus conseguimos fugir, rolamos moro abaixo, fomos amparadas por um casal, que nos ajudou, estou totalmente abalada psicologicamente e fisicamente, muito machucada, com varios hematomas pelo corpo todo, POR FAVOR DIVULGUEM ESSA INFORMAÇÃO, estou disponível para maiores relatos !
    Eu renasci 🙏🏻

    1. Nossa Daniela! Que sufoco! Precisamos divulgar essa experiência para outros caminhantes. Essa é uma trilha muito perto da cidade de Atibaia e muito frequentada durante os finais de semana, precisamos ficar alertas!

      1. Olá pessoal, no grupo de Trilheiros que participo aqui na Baixada Santista, entrou uma moça que fez esse mesmo relato, fizeram a trilha em 28/12/19, e ele estava lá, atacando, ou aparecendo assim, me pergunto,até quando??! Quando as autoridades vão fazer alguma coisa?!! Nunca fui a essa trilha, mas acredito que no ato precisam chamar uma viatura, a guarda florestal, municipal, cívil, sei lá quem para capturar em esse sujeito. B.O, exigir a prisão dele.

    2. Daniela, você e sua amiga fizeram um B.O, na delegacia de Atibaia??
      Nuca fiz essa trilha,mas acredito que será necessário comunicarem a polícia local,ontem 28/12/19 houve relatos de uma moça que foi abordado certamente pelo mesmo sujeito nessa trilha… Com a mesma forma de agir, sem calça,para diante dela e começou a se masturbar, detalhe era uma moça de 18/19 anos e estava sozinha na trilha,depois do sufoco, foi que foi se juntar a um grupo, o de relatou o ocorrido. Mas não foram a delegacia ou se quer chamaram a polícia para relatar. Disse ela também que o sujeito tem em torno de uns 35, no máximo 40 anos, disse que ficou tão nervosa que nem olhou no rosto dele. Providências precisam ser tomadas… Conversei também com o Trilheiro que estava acompanhado de uma irmã e socorreram a moça, inclusive deram carona para ela de volta a São Paulo e a incluíram em nosso grupo. Pensei que esse maníaco era lenda urbana, afinal quase toda temporada de férias, no verão se houve falar de alguém na Pedra Grande que age desse mesmo modo, parece ser um maníaco. Eu que não fiz essa trilha ainda estou bem chocada de saber que esse ser realmente existe e ainda está aterrizando as mulher na Pedra Grande em Atibaia. Estou a disposição, quem quiser meu contato é só chamar aqui. ☹️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.