Trilha do Funicular – Travessia Paranapiacaba x Cubatão

O Funicular de Paranapiacaba foi muito importante no final do século XIX e durante grande parte do século XX para transportar a produção de café até o porto de Santos. Foi finalmente desativado na década de 80 e substituído por um sistema moderno de trens.

Fizemos essa trilha em Janeiro de 2016 em uma época do ano que há grande incidência de chuvas, mas tivemos sorte e conseguimos completar sem grandes problemas. A trilha que liga a Vila de Paranapiacaba até Cubatão pode ser completada em um único dia, em aproximadamente 6hs a 8hs, mas também é possível pernoitar no caminho e completar em dois dias. Essa não é uma trilha recomendável para amadores ou pessoas com pouca experiência em trilhas e nem para grupos grandes. O percurso passa por tuneis e pontes em estado avançado de decomposição por conta da ação da umidade e do tempo. Atravessar as pontes é perigoso e existe um risco real de acidentes, principalmente as mais próximas do litoral encontram-se em estado precário e é imperativo contornar pelo mato para chegar do outro lado.

Essa trilha não é mais autorizada pelo Parque Estadual da Serra do Mar e existem relatos de pessoas que foram abordadas e tiveram que voltar. Logo no início é necessário cruzar os trilhos do sistema cremalheira, da empresa MRS, que hoje opera nessa região e além de ser perigoso pode gerar uma multa.

Saímos de São Paulo bem cedo, antes do sol nascer. A ideia era chegar na Vila de Paranapiacaba de transporte público e voltar de Cubatão de ônibus até o terminal do Jabaquara. Pegamos o metrô e baldeamos até a estação do Brás, de lá é necessário trocar de trilhos e pegar o trem até a estação Rio Grande da Serra, depois andar até o ponto e pegar o ônibus até Paranapiacaba. Estava amanhecendo quando chegamos na vila, já bem próximos a entrada da trilha e do cemitério da Vila.

Vista do alto da Serra do Mar

Logo no início da trilha tem uma placa do Parque Estadual da Serra do Mar avisando sobre o acesso restrito e da necessidade de autorização para seguir em frente. Um pouco depois você já esta nos trilhos do sistema cremalheira, muito cuidado para cruzar e achar a bifurcação no mato para subir até a trilha original. A vista lá de cima, no início da trilha, é bem reconfortante com a Serra do Mar em frente. O nosso plano era fazer a expedição em dois dias para poder aproveitar o passeio, além de curtir o pernoite no mato. Então, fomos caminhando bem devagar, aproveitando para explorar e tirar algumas fotos.

Atravessando ponte

Para atravessar as pontes do funicular é fundamental o uso de luvas apropriadas para trilhas e caminhar sobre as estruturas de metal, além de apoiar as mãos nos trilhos. os dormentes de madeiras estão em estado crítico, realmente se soltando e desfazendo. Seguimos explorando a trilha, seus tuneis e pontes até chegar no terceiro patamar do funicular, casa de máquinas onde o maquinário de cabos de aço era operado para subir e descer o trem. Resolvemos montar acampamento lá, já que a estrutura era toda coberta e optamos em dormir em redes.

Casa de Maquinas

No dia seguinte acordamos bem cedo e continuamos o caminho rumo a Cubatão. A trilha até o litoral segue com uma série de pontes e tuneis e muita mata. Tem um trecho que parece um pomar, cheio de goiabeiras e nós aproveitamos para comer algumas. Chegando no final a trilha começa a ficar mais plana e passamos por uma pequena cachoeira.

Ponte tomada pelo mato

Finalmente chegamos no pátio de manobras dos trens e de lá nos dirigimos até o ponto de ônibus para pegar um circular até a rodoviária. Chegamos na estação Jabaquara em São Paulo no final do dia, muito contentes pela experiência vivida.

Para cima e avante!

6 thoughts on “Trilha do Funicular – Travessia Paranapiacaba x Cubatão

1. Oi Janaína,
      Essa trilha não é autorizada para visitação pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Infelizmente não tenho como indicar um guia para você. Talvez ligando lá na administração do Parque você consiga agendar uma visita no trecho inicial da trilha. Boa sorte!

1. Gostaria de saber se a entrada dessa trilha fica na parte alta ou baixa da cidade ? Ficou um pouco confuso pra mim como achar essa entrada.

1. Oi Thais,
      O início da trilha fica ao lado do cemitério, perto do ponto de ônibus de que vem de Rio grande da Serra. Na época em que eu fui tinha uma placa advertindo sobre acesso restrito. Seguindo por esse caminho você vai chegar nos trilhos da atual ferrovia do Sistema Cremalheira, basta cruzar e seguir uns 200 metros do outro lado que você deve achar uma pequena trilha. Essa é uma trilha perigosa por conta das pontes e da falta de manejo. As pontes realmente estão em estado precário, principalmente as mais próximas do litoral. Acho que ainda esta proibida a visitação. Abraços.

1. Olá Nina,
      Na época em que fomos não tínhamos muita informação sobre a trilha, mas já imaginava que o acesso poderia ser controlado. Tento alertar as pessoas sobre as condições das pontes e dos riscos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.