Pico do Capim Amarelo

Pico do Capim Amarelo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

O Pico do Capim Amarelo faz parte da travessia da Serra Fina que contém um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro e abriga a quarta mais alta montanha do Brasil –  a Pedra da Mina.

O Capim Amarelo tem cerca de 2490 metros de altitude e normalmente seria o primeiro dia para quem esta fazendo a travessia da Serra Fina na direção Toca do Lobo – Sitio do Pierre. A montanha esta localizada perto da cidade de Passa Quatro, Minas Gerais, na divisa com o Estado de São Paulo. Essa parte da Serra da Mantiqueira fica em uma área onde os 3 Estados (São Paulo, Minas e Rio de Janeiro) se encontram, ao lado do Maciço do Itatiaia onde fica o Parque Nacional de Itatiaia.

Para chegar em Passa Quatro de São Paulo são aproximadamente 240 km de estrada (grande parte pela Dutra) e leva cerca de 3 horas. A entrada para o início da trilha é um pouco antes da cidade de Passa Quatro, caso você decida seguir direto para a aventura. Quando você estiver na Dutra deve pegar a saída para a cidade de Cruzeiro e seguir as placas para Passa Quatro. Após a subida da Serra entre os km 22 e 23 tem uma placa de saída para o Clube de Campo e outra para o refúgio Serra Fina que você deve seguir. São cerca de 10km de estrada de terra até o Refúgio Serra Fina que fica logo na boca trilha. Para quem deseja um pouco de conforto e boa comida eu recomendo pernoitar lá, eles tem opções mais baratas em acomodações coletivas e quartos individuais também.

Para quem pretende contratar um guia e ter o conforto de uma viagem organizada recomendo os serviços da Totem Trekking. Eles podem ajudar a montar o passeio de forma integral com tudo incluso.

Capim Amarelo

O nosso grupo resolveu sair na sexta feira e dormir no Refúgio Serra Fina para iniciar a trilha no dia seguinte. A estrada de terra, antes de chegar em nosso destino final, tem trechos bem esburacados, recomendo cautela na direção. No dia seguinte acordamos bem cedo para tomar o café da manhã e partir para a caminhada. A ideia era subir e descer no mesmo dia, levar pouco equipamento e caminhar leve, somente com o lanche de trilha, casacos, água, equipamentos de navegação e primeiro socorros.

O início da trilha até a Toca do Lobo é bem suave, com trechos de baixa elevação. Em pouco tempo estávamos em frente a gruta que leva o nome de Toca do Lobo e do riacho onde de fato a trilha inicia.

Capim Amarelo

O trajeto até o cume tem cerca de 6km, mas a elevação total é de 1000 metros. É uma subida intensa, com algumas partes de “escalaminhada”, mas sem dúvida é um passeio que recomendo para iniciantes no montanhismo. Além do privilégio de chegar no topo de uma das montanhas mais altas do Brasil você tem uma vista espetacular lá de cima. Conseguimos avistar o maciço do Itaguaré, além de diversas cidades do Vale do Paraíba.

Durante a subida não há muitos pontos de água (encontramos somente 1 ponto no meio do caminho), recomendo levar 2 litros para o passeio de bate volta. Dependendo da época do ano pode fazer muito frio no inicio e final do dia, por isso é importante estar prevenido com um casaco tipo “fleece” de segunda pele e um “anorak” para proteger do vento e da chuva.

Para cima e avante!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest