Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Um dos Parques Nacionais mais bonitos do Brasil, com centenas de nascentes, cachoeiras e inúmeras trilhas e passeios. Uma viagem inesquecível para fazer com a família e amigos. Com uma infraestrutura muito boa, a Chapada dos Veadeiros é o lugar ideal para quem procura aventura e conforto.

Como chegar o onde ficar na Chapada dos Veadeiros

A Chapada esta localizada no Estado de Goiás, à cerca de 220km de Brasília. O acesso é fácil, com estradas e sinalização em boas condições. Para quem sai de outros estados a melhor opção é voar até Brasília e alugar um carro lá. Na minha viagem resolvi passar alguns dias em Brasília para conhecer a cidade.

A Chapada dos Veadeiros esta amparada por três cidades de apoio, Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. As três tem características próprias e escolher onde ficar depende muito do tipo de viagem que você pretende fazer.

Alto Paraíso é a porta de entrada para a Chapada, fica mias perto de Brasília e no meio do caminho para as outras cidades. É a cidade com melhor infraestrutura de pousadas e restaurantes e perto de diversas atrações turísticas.

São Jorge é uma cidade menor, com estilo mais alternativo e opções mais baratas de hospedagem. Um dos pontos fortes para ficar em São Jorge é que o Parque Nacional esta situado ao lado da cidade.

Cavalcante é mais afastada das outras cidades e atrações, mas é uma cidadezinha atraente com boas opções de hospedagem e tem a vantagem de estar ao lado da cachoeira Santa Barbara que muitas pessoas consideram a mais bonita da Chapada.

Você pode optar por ficar hospedado em todas as cidades de acordo com o seu roteiro de visitação, ou cravar ancora em uma cidade. No meu caso ficamos hospedados em Alto Paraíso a viagem inteira, pois era um grupo grande e com crianças pequenas de 4 anos.

A vantagem de ficar em todas as cidades é que você economiza tempo de carro, na estrada, no caminho de volta para a cidade base e pode ganhar mais tempo nos passeios, além de conhecer melhor a cultura local. Por outro lado você precisa fazer o check-in toda vez que chega em uma pousada nova e carregar as malas com você.

Com relação a pousada existem diversas opções para escolher de acordo com o seu orçamento, inclusive opções de camping.

Quando devo ir?

A Chapada do Veadeiros pode ser visitada durante o ano inteiro, mas o clima da região esta basicamente dividido em dois períodos. O período da seca vai de Maio a Outubro e as chuvas se estendem de Novembro a Abril.

Eu pessoalmente escolhi viajar durante o período da seca, época que quase não chove, as trilhas estão secas e os rios oferecem condição de nadar. No período das chuvas as cachoeiras são mais volumosas, mas existe o perigo de tromba d’água e também o risco de não conseguir entrar devido a força da água. As estradas de terra que oferecem acesso as cachoeiras podem se tornar complicadas por conta da chuva e existe o risco de atolar o carro.

Dicas e Fatos

  • As distâncias entre as cachoeiras e as cidades podem ser grandes. Acho uma boa ideia ir de carro ou alugar um em Brasília.
  • Deixe sempre uma boa margem de segurança no tanque de gasolina por conta das distâncias e do número restrito de postos de gasolina.
  • Tenha certeza que o estepe do seu carro esteja cheio e sem furos! Alugamos um carro em Brasília e nosso pneu furou em uma estrada vicinal. Para a nossa surpresa o estepe estava furado e acabamos ficando parados por horas para resolver o problema
  • Ande sempre com dinheiro vivo. Não há muitos bancos por lá e em feriados pode ser complicado conseguir sacar dinheiro. Grande parte das cachoeiras estão localizadas em propriedade particular.
  • Não é necessário ter um guia para realizar as trilhas, mas para alguns locais, especialmente a cachoeira dos couros é importante ter alguém para orientar o caminho do carro.
  • Nunca deixe seu lixo pelo caminho e evite levar pedras e plantas das trilhas.
  • A região da Chapada esta dentro da área de risco para febre amarela. Não se esqueça de tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

Dicas de Roteiros

Existem diversas opções de roteiro e atividades para fazer na Chapada. Acho impossível visitar a Chapada inteira em somente uma viagem, mesmo que você tenha 10 dias para viajar. Logo, abaixo, aponto os passeios que considero imperdíveis para uma viagem de 4 dias.

Para esse roteiro recomendo ficar hospedado em Alto Paraíso ou São Jorge, por conta da proximidade para as atividades.

Dia 1

Visitar a Fazenda São Bento onde ficam as cachoeiras Almecegas I e II. Passeio em propriedade particular, com taxa de visitação. O local é de fácil acesso, cerca de 9km de Alto Paraíso e 27km de São Jorge. As trilhas são curtas e as cachoeiras exuberantes.

Dia 2

Visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que fica ao lado de São Jorge e o Vale da Lua. O Parque conta com duas trilhas principais, a dos Cânions e a dos Saltos. Recomendo fazer a dos cânions que tem cerca de 12km (ida e volta) e possibilita visitar a cachoeira da Carioca e os Cânions. Chegue o mais cedo possível no Parque, pois existe um limite no número de pessoas para visitação.

Após a visitação no Parque sair em direção ao Vale da Lua, que fica a 5km de São Jorge em uma propriedade particular. O passeio é curto, tem cerca de 1km e pode ser feito mais para o final da tarde.

Dia 3

Não deixe de conhecer as Cataratas dos Couros. Sem dúvida um dos lugares mágicos da Chapada. O único problema é a distância que deve ser percorrida de carro, São 30km de estrada de terra e mais 20km de estrada de asfalto saindo de Alto Paraíso. A caminhada é moderada, com um declive acentuado para chegar nas cachoeiras. O caminho de carro até a entrada das cachoeiras tem diversas bifurcações.

Dia 4

Conhecer a Cachoeira dos Cristais e o Poço Encantado. É um passeio bem tranquilo de fazer e ótimo para as crianças. O poço Encantado é um pouco longe, cerca de 52km em estrada asfaltada a partir de Alto Paraíso, mas é um lugar agradável, com uma grande praia de areia e um poço para nadar. As crianças se divertem.


A Chapada dos Veadeiros é enorme e só listei algumas poucas atrações. Deixei de lado a Cachoeira Santa Barbara em Cavalcante e a Cachoeira do Segredo, entre outras. Seja qual for a época do ano que você tenha disponível com certeza será uma viagem inesquecível.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest