Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos lugares mais espetaculares da Terra. Em qualquer direção que você olhe, seja até mesmo embaixo d’água, você acaba absorvido pela perfeição da natureza ao seu redor. A Ilha principal tem cerca de 17 km² de área que corresponde a 91% da área total do arquipélago. Com aproximadamente 10km de extensão e 3,5km de largura, não é um espaço muito grande para trilhas, mas as poucas que existem são maravilhosas.

Nesse post vou relatar a experiência de fazer a trilha conhecida como Costa Esmeralda da parte de dentro da Ilha. Na verdade, não fiz exatamente essa trilha, pois iniciei algumas praias antes do trajeto convencional, adicionando cerca de 1,6km a mais no percurso. O total da trilha ficou com aproximadamente 3,8km saindo da praia do Cachorro e indo até a Baía dos Porcos. É um percurso que realmente vale a pena fazer, é a trilha mais litorânea da Ilha e você tem a oportunidade de passar por grande parte das praias que compõem a parte do “mar de dentro” da Ilha principal.

Outra vantagem dessa trilha é que ela não esta dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e por isso não é necessário o pagamento de ingresso ou a contratação de um guia local. É  importante, antes de iniciar a trilha, verificar as tábuas de maré de Fernando de Noronha, pois seria muito difícil completar a trilha na maré alta.

Estávamos em um grupo de 4 pessoas com idades variadas entre 16 e 66 anos e condições físicas bem diferentes. Iniciámos a trilha na Vila dos Remédio, onde estacionamos o bugue que alugamos na Ilha. Descemos até a praia do Cachorro e começamos a caminhar em direção à Baia dos Porcos. É uma trilha fácil, quase toda na areia, que segue o contorno das praias e é impossível de se perder.

Na praia do Boldró tem um pequeno bar para quem estiver querendo parar para se alimentar no caminho. As partes mais complicadas do percurso acontecem durante a passagem entre uma praia e outra, pois temos que caminhar nas pedras e às vezes elas são pequenas e soltas, o que dificulta para pessoas de mais idade. Apesar de a trilha inteira ser de outro planeta, vou destacar 3 pontos do percurso: A passagem ao lado do Morro do Pico, na praia da Conceição, ponto culminante de Fernando de Noronha, com 323 metros. A vista de aproximação na Cacimba do Padre para o Morro Dois Irmãos que é um cartão postal da Ilha e por último a própria Baia dos Porcos que é um lugar especial, incrível para a prática do mergulho.

Existem diversas outras trilhas e atrações em Fernando de Noronha.

Como Chegar em Fernando de Noronha

Existem voos regulares saindo de Recife e Natal para Fernando de Noronha. É importante ressaltar que todo visitante tem que pagar uma taxa ambiental para permanência na ilha, normalmente varia de acordo com o número de dias que você vai ficar viajando, mas o custo fica em torno de R$ 69 / dia.

Onde se hospedar

Escolher o local onde se hospedar em Fernando de Noronha depende muito de quanto você pretende gastar. Existem diversas opções com valores para todos os bolsos. Veja a lista no Booking.

Para cima e avante!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest