Volta da Fortaleza

Volta da Fortaleza

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

As praias dessa parte do litoral norte de São Paulo (sul de Ubatuba) são maravilhosas e sempre que posso procuro fazer as trilhas dos arredores. Nesse trajeto de 14.6 km eu resolvi montar um passeio que envolvesse a bicicleta e a caminhada. Saí às 7:04am de bike da praia Vermelha do Sul, onde estava hospedado, com direção à praia da Fortaleza que é a última praia com acesso de carro. O trajeto é curto, com muitas subidas e descidas e o visual da bike é incrível, com vistas para o mar e também para o Pico do Corcovado ao fundo. O percurso de bike dessa primeira parte teve 4,2km e extensão, 103 metros de ganho de elevação e levou cerca de 19 minutos com uma pequena parada para fotos. Desse ponto em diante eu segui a pé e deixei a minha bike estacionada na casa de um morador da praia da Fortaleza.

A caminhada começou na areia e no final da praia tem umas pedras por onde subi e iniciei propriamente a trilha que leva até a praia do Cedro, mas dependendo da maré é possível continuar andando pela areia e entrar na trilha mais na frente. A trilha é bem marcada e muito difícil de se perder. Logo mais adiante tem uma bifurcação à esquerda que é para quem vai para o costão da Fortaleza, um lugar conhecido por quem pratica escalada. Abaixo esta a foto do Costão e suas pedras.

Continuei a trilha dentro da mata atlântica costeando a península entre pequenas subidas e uma grande descida até a praia do Cedro. Como era final de ano tinha um monte de gente acampando na praia que é muito utilizada para essa prática. É uma praia linda, deserta fora da época de ano novo e com um mar transparente, ideal para o mergulho. Quando eu cheguei lá era perto das 8 da manhã e o pessoal estava começando a acordar nas barracas, o sol já estava castigando um pouco, com a temperatura chegando próxima de 29 graus e aproveitei para entrar no mar.

Segui pela praia do cedro até a ponta oposta que eu havia chegado e continuei a caminhada por uma subida puxada que leva para a praia do Bonete, a trilha continua bem marcada. Resolvi seguir direto o meu caminho, sem parar no Bonete e virei a direita com o intuito de pegar a outra trilha que liga o Bonete à praia da Fortaleza. Essa trilha é mais curta, mas tem uma subida bem acentuada. O tempo total do trajeto de caminhada foi de 1h e 25 minutos e percorri cerca de 6,4km entre a ida e a volta, com 327 metros de elevação acumulada. Em seguida peguei a minha bike de volta e continuei o meu passeio até a praia Vermelha do sul por mais 16 minutos.

Essa pequena aventura foi divertida! São lugares que já passei diversas vezes, mas sempre me impressiono com a beleza das paisagens. O dia estava perfeito e a vista do Corcovado logo de manhã, na saída, foi o ponto alto dessa aventura.

Para cima e avante!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest